Brasão
Interpretação do Timbre
Título Distintivo – ESTRELA DA BORBOREMA. A loja da qual fazemos parte precisa renascer, precisamos renovar e nada como um nome novo para ajudar. Para esta ajuda, devemos ter um nome forte, um nome que cause um impacto positivo, que quando pronunciado chame a atenção e tenha um som forte. ESTRELA é o símbolo do Homem Perfeito, da Humanidade plena entre Pai e Filho; o homem em seus cinco aspectos: físico, emocional, mental, intuitivo e espiritual. Totalmente realizado e uno com o Grande Arquiteto do Universo. É o homem de braços abertos, mas sem virilidade, porque dominou as paixões e emoções. As Estrelas representam as lágrimas da beleza da Criação. Olhemos para cima, para o céu e encontraremos a nossa estrela guia. Na Maçonaria e nos seus Templos, a abóbada celeste está adornada de estrelas. A Estrela também é usada como amuleto para proteção, além de esta associada à intuição, sorte e êxito. Nós marços devemos buscar sermos estrelas em contato com o mundo profano e maçônico. BORBOREMA é uma homenagem a nossa cidade, Campina Grande - Paraíba, pois está localizada na serra da Borborema, sendo conhecida como Rainha da Borborema.
Descrição dos Símbolos no Timbre:
Círculo - É um símbolo universal com muitos significados. Não tendo início nem fim é o símbolo da Divindade, da Eternidade. Na Maçonaria é o símbolo do universo, do todo. Nele não há hierarquia, como não deve haver hierarquia e privilégios na busca da Sabedoria. Esta deve estar acessível a todos os componentes de um círculo.
Estrela - Dentre tantos significados é, também, o símbolo da Luz – LUZ elemento dissipador das trevas, onde houver luz, os caminhos serão claros, iluminados e sem obstáculos. É o sinônimo da VERDADE, SABEDORIA, LIBERDADE, CONHECIMENTO, REDENÇÃO. . .
Livro da Lei - Representa o Livro Sagrado das diversas religiões e para o Globo Terrestre onde estamos manifestos, significando e lembrando que estamos ancorados nas Leis Maiores que exprimem e sedimentam em seus textos o significado de Liberdade, Igualdade e Fraternidade espargindo para toda a superfície do planeta.
Malhete - Representa a vontade quando bem dirigida; a força que age sob a direção do espírito, da sabedoria e da ciência. É símbolo exclusivo do Venerável Mestre e seus Vigilantes, por simbolizar a autoridade.
Maço e Cinzel – O Maço simboliza a vontade que existe em todos os homens e que precisa ser canalizada eficientemente para que não se apresente como esforço inútil. O Cinzel Recebe o impacto do Maço, dirigindo a força recebida de forma útil e ordenada, simbolizando o discernimento, a inteligência que dirige a força de vontade. O Maço(vontade) e o Cinzel(inteligência), por si só não garantem um trabalho eficiente, mas a associação de ambos nos certifica que Vontade e Inteligência, Força e Talento, Ciência e Arte, Força física e força intelectual, quando aplicadas em doses certas, permitem que a pedra bruta se transforme em pedra polida.
Esquadro, Compasso e a Letra “G”- O Esquadro simboliza a equidade, a retidão de caráter. Retidão é a qualidade do que é reto, tanto físico quanto moral e ético; assim a retidão física, emanada do Esquadro, corresponde à retidão moral, caracterizada pelas ações de acordo com a lei, com o direito e com o dever e a virtude de seguir retamente, sem se desviar, a direção indicada pela equidade. O Compasso representa a justiça, pela qual devem ser medidos os atos do ser humano. Entrelaçados, formam um dos mais conhecidos símbolos maçônicos em todo o mundo e em todos os Ritos. O Esquadro e o Compasso Unidos representam a medida justa que deve presidir as ações da Loja que não pode afastar-se da Justiça e da Retidão, regedoras de todos os atos do verdadeiro maçom, onde os Pedreiros Livres e de Bons Costumes guardam suas ferramentas com as quais farão a obra da vida. A Letra "G" Remete-nos à lembrança do Grande Mestre, induzindo-nos à firmeza de propósito por sua constituição metálica, belas obras que devem ser eternas como o Ouro.
Acácia - Simboliza imortalidade. Significando, portanto, a grandeza e responsabilidade do compromisso assumido pelos Obreiros Fundadores da Loja com a sua perpetuação através dos tempos. A Acácia, representa, ainda, a Virtude, a Inocência e o Trabalho. Os ramos unidos em sua base exaltam a incorruptibilidade do indivíduo iniciado nos augustos mistérios, bem como na esperança de melhorarmos constantemente a nós e aos demais e que devemos sempre nutri-la observando o verde e a resistência ao tempo da Acácia.
Cores Predominantes e seus significados:
AZUL: Chama-se a Maçonaria Simbólica de Maçonaria Azul. Simboliza a amizade, a fidelidade, a doçura, a sabedoria e a lealdade. É o símbolo da Fraternidade Universal e da perene Amizade entre os Maçons. Os Templos do Simbolismo são internamente decorados em azul, porque se situam numa esfera espiritual.
AMARELA: Sabedoria, Magnificência, Cor primária que possui grande luminosidade. Teologicamente, o amarelo representa a Fé. Maçonicamente, o amarelo é a cor do trigo, que simboliza a fartura.